Comunicação de Atividades

O Quê | Quando | Como

Passo I: Vou fazer uma atividade

  • Planear a atividade de acordo com a sua tipologia (raid, hike, acampamento, jogo de vila, etc.)
  • Identificar o percurso, locais de passagem e destino final (estas informações são muito importantes para as autoridades)
  • Indicar o número total de elementos, mencionando os participantes femininos e masculinos (esta informação é crucial no caso de desaparecimento, busca e socorro)
  • Recolher a informação das Entidades locais a quem devo comunicar, como por exemplo:
    • Serviços Municipais de Proteção Civil
    • GNR e/ou PSP
    • Bombeiros
    • Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais
    • Delegado de Saúde
    • ICNF – quando em Zonas Florestais Protegidas
    • Capitania do Porto / Policia Marítima – quando forem atividades aquáticas ou perto da praia

Passo II: Quando comunicar?

A comunicação deverá ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência e sempre que a atividade seja
fora do espaço da sede.

A importância de comunicar?

As autoridades precisam de tempo para organizarem a resposta em caso de necessidade, garantindo o reforço de meios e a disponibilidade dos mesmos para o Socorro e Proteção da nossa atividade bem como da população em geral.

Passo III: Como faço a comunicação?

Existem várias formas de comunicar uma atividade. Nesta página iremos explicar a forma de fazer a comunicação através da plataforma da Região de Lisboa – a “3PScouts“.

  • Através do Browser do PC ou do telemóvel, aceder a https://prociv.lisboa.escutismo.pt
  • Carregar em “Login” no canto superior direito e entrar com as credenciais de uma conta de email do @escutismo.pt
  • Criar uma nova Comunicação
  • Preencher todos os campos aplicáveis:
    • Data início e fim
    • Tipo de atividade (no caso de ter raids, hikes ou outra atividade com deslocações, devem colocar os postos/pontos de passagem obrigatórios)
    • Número total de participantes
    • Dados do responsável da atividade e contacto de retaguarda (alguém que tenha conhecimento sobre a atividade, mas não esteja na mesma)
    • Local da atividade, Distrito, Concelho, Freguesia, Coordenadas e Entidade do CNE mais próxima
    • Discriminação dos participantes
    • Planeamento da atividade
    • Contactos úteis e lista de distribuição
  • Nota: Anexar o formulário do ICNF, bem como cópia do email enviado com o pedido de permanência em zonas protegidas
  • Submeter

Nesta fase os responsáveis da atividade, o contacto de retaguarda, o email geral do agrupamento, o CA e o delegado de agrupamento recebem um email informando que a atividade foi submetida.

Também é informado o nível imediatamente acima do agrupamento, núcleo ou região (caso não aja núcleo), que tem uma comunicação para analisar/validar.

Após validados os dados, o agrupamento recebe então o documento para enviar as autoridades externas, informação que se encontra na comunicação na lista de distribuição.

Documentos de Referência

Circulares Regionais

Circulares Nacionais

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