1343 Sant’Ana da Carnota

Estávamos no ano da graça de 2007, cem anos depois de Baden Powell ter realizado o primeiro acampamento em Brownsea, quando, no final de uma reunião de animadores da Páscoa Jovem, o Sr. Pe Rui Pedro Trigo de Carvalho lançou um desafio a quatro amigos: Luís Pintas, Marta Jorge, Luís Miguel Sousa e Ana Mesquita: “O que acham de fundarmos um agrupamento de escuteiros em Santana da Carnota?”. Os olhos brilharam. Mas era um desafio enorme. Conseguiríamos reunir todas as condições para concretizar o desafio? Já era tarde. Tínhamos terminado a reunião de preparação da Páscoa Jovem perto da meia-noite e meia…Voltámos a sentar-nos. Os olhos continuavam a brilhar e, à medida que a conversa avançava, o coração também começou a bater mais forte. Vamos isto!

Lançamos o convite a mais três amigos: a Elsa Brilha, o Luís Gomes e o Pedro Parafuso. A resposta surgiu logo na própria hora. O número de olhos a brilhar ia aumentando.

O convite foi também lançado à Sara Coelho e à Carina Padeiro. Como eram mais novas, ainda tiveram o privilégio de fazer Caminheirismo.

Embora Santana da Carnota seja uma pequena aldeia, foi efectuada uma análise de todo o contexto envolvente, para ver se o sonho poderia nascer. E sim. As condições estavam reunidas.

Desde início que este projecto, para cada pessoa envolvida, foi encarado como um desafio de Deus. Trazíamos na mochila alguma experiência enquanto animadores de grupos de jovens e catequistas. Tínhamos na equipa professores e educadores. Apenas a Marta tinha sido escuteira. Realizou o seu percurso de Lobita, Exploradora, Pioneira e Caminheira no Agrupamento 272 de Sobral de Monte Agraço.

Como o Pe Rui Pedro também era pároco de Arranhó e assistente no Agrupamento 1280, e nós já conhecíamos e estávamos habituados a trabalhar em conjunto com uma grande parte dos dirigentes do 1280, foi feita a proposta de este ser o nosso agrupamento monitor. Assim foi. Receberam-nos de braços abertos e, durante dois anos partilharam connosco toda a vivência escutista. A eles ficaremos eternamente gratos. No segundo ano em Arranhó, fizemos o convite a mais alguns amigos: Fátima Tinoco, Pedro Henriques, Nelson Jorge e Marta Padeiro, que, com alegria, se juntaram ao grupo.

Em agosto de 2009, durante as festas em honra de Santa Ana, havia finalmente chegado a hora de abrirmos inscrições para o nosso agrupamento. Foi feita a divulgação com bastante tempo de antecedência. Tudo estava preparado. A seguir à procissão, lá estávamos nós, entusiasmadíssimos na nossa banca escutista para receber todas as inscrições. Mas… (sim, há sempre um “mas”) nos minutos iniciais, não surgiu ninguém. Pensámos “Calma, está tudo a divertir-se na festa… foram lanchar, já vêm”. Mas continuámos no vazio. Olhámos uns para os outros e umas nuvens escuras pairaram sobre o nosso pensamento. Sentámo-nos. Eis se não quando… “Chefe, aqui estou. Quero inscrever-me”. “Chefe, é aqui que me posso inscrever?”. “Chefe, quero entrar nos escuteiros”. Um após um, foram chegando os nossos escuteiros. Houve lágrimas. Lágrimas de uma alegria enorme. Tínhamos família!

Desde então dizemos, cantando, no nosso Hino “Este é o desafio que Deus nos fez, ser 1343, ser 1343”.

O Agrupamento foi inaugurado a 14 de março de 2010. Com grande emoção e orgulho, os 4 chefes fundadores, Ana Mesquita, Elsa Brilha, Luis Pintas e Marta Jorge fizeram a sua investidura de dirigentes. De seguida, recebemos a Nossa Bandeira! O momento mais aguardado veio depois, os pata tenra do Bando Branco e bando Preto, da alcateia 150 de Santa Rita de Cássia, e os aspirantes da Patrulha Canguru e Tigre, da Expedição 155 de São João, com todo o mérito, realizaram as suas promessas.

Em 2011, nasceu a nossa Comunidade 152 de Santa Ana e em 2015 o nosso Clã de Santa Catarina. A família estava completa!
No agrupamento 1343, a música ocupa um lugar de grande importância. Foi uma grande honra, termos tido o privilégio de ter composto o Hino dos Pioneiros para o ACANAC 2012, o Hino do ACAREG de Lisboa 2014, Hino do ACANUC Solárius 2017 e o Hino do ACAREG Lisboa 2018.

Entre a mil e uma aventura que já vivemos em conjunto, podemos referir a Actividade que realizamos em 2014 na Madeira, onde pudemos partilhar vivencias com o Agrupamento 1082 de Santa Cecília (Câmara de Lobos), que nos receberam de forma fantástica, e a actividade que realizamos em 2018 São Miguel, Açores, onde tivemos a excelente colaboração do Agrupamento 436 de Vila Franca do Campo.

Contactos

Rua de Santa Ana, nº1
Santana da Carnota 2580-154 Carnota

Horário Geral
15h às 17.30h
(uma vez por mês – 6ªfeira das 21 às 23h)

email: geral.1343@escutismo.pt / ca.1343@escutismo.pt

Share this Page