– 40 anos a Construir Sonhos –
A INAUGURAÇÃO DO 514 CARREGADO
Em 1976, um grupo de 13 jovens rapazes (entre os 14 e os 16 anos) da paróquia, que habitualmente se juntavam para actividades como o teatro, música e campos de férias, encontraram um exemplar do “Escutismo para Rapazes” durante a organização de uma biblioteca para a paróquia, leitura que lhes despertou, desde logo, bastante interesse.
Assim, por iniciativa destes jovens e com o apoio do Pe. Leandro, fizeram-se convites para que dois adultos iniciassem a sua formação como dirigentes. O convite foi aceite por Manuel Simões e José Medeiros e começou-se a viver o ideal do movimento escutista no Carregado.
As primeiras promessas do agrupamento 514 realizaram-se a 15 de Maio de 1977, onde foram investidos 13 exploradores e 3 dirigentes (Pe. Leandro, Chefe Medeiros e Chefe Simões).
A PRIMEIRA DÉCADA
No início, 1977, as reuniões das duas patrulhas, Lobo e Falcão, realizavam-se no coro da igreja paroquial do Carregado, mas durante esta década, o agrupamento passou também pela antiga sede da ADC e pela antiga escola primária do Carregado.
Em Outubro de 1979 abriu a primeira patrulha de raparigas – Patrulha Canguru.
O número de jovens e crianças que queriam viver este ideal foi crescendo e, nas comemorações do décimo aniversário do agrupamento 70 jovens tornavam este sonho realidade; estes eram acompanhados por 7 dirigentes.
A fundação do agrupamento coincidiu com um movimento local dinamizado pelo Pe. Manuel Pedro que deu origem aos agrupamentos de Alenquer, Ota, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Aveiras de Cima. Realizaram-se algumas actividades conjuntas dando origem à “Zona Roda Viva”.
O 514 participou desde o seu início, em atividades nacionais e regionais – no XV ACANAC de 1978 (Ílhavo) e no XVII ACAREG de 1981 (Camarnal).
De 1987 A 1997
Nesta década, o agrupamento cresceu, o efetivo foi aumentando até se atingir 96 elementos. Foi em 1994 que se mudou a sede de agrupamento, temporariamente, para o antigo Refeitório da empresa Manuel da Conceição Graça.
Foram-se realizando diversos acampamentos com os agrupamentos da Área Norte (Carregado, Alenquer, Sobral de Monte Agraço, Ota, Aveiras de Cima, Arruda dos Vinhos).
Durante estes anos o 514 participou no Acampamento Regional em 1989 na Nazaré e em 1996 nas Virtudes, e em 1997 no XIX ACANAC em Valado de Frades.
1997
O ano em que o nosso agrupamento festejou o seu 20º aniversário. Para celebrar esta data, com um grande empenho dos escuteiros, pais, amigos e algumas entidades, inaugurou-se a sede onde estamos atualmente. Neste ano formou-se o Núcleo Solarius, constituído pelos agrupamentos da Área Norte e ainda Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa, Vialonga, Alverca, Alhandra e Vila Franca de Xira.
Em 1998 éramos 108 e em 2003, 152, sendo este o ano com maior número de efetivos.
Em 2002, devido à crescente necessidade de espaço para as secções, inaugurou-se a “parte nova” da nossa sede, a atual sala Pe. Leandro.
Estivemos presentes em dois acampamentos nacionais, acampamento regional, acampamento de núcleo e fomos duas vezes ao jamboree permanente sonhado por BP- Kandersteg.
NA ÚLTIMA DÉCADA
Celebrámos o centenário do escutismo num Acampamento Nacional em 2007. Durante estes 10 anos, participámos em diversas atividades internacionais: voltámos a Kandersteg em 2011, desafiamo-nos a celebrar a Semana Santa em Taizé, fizemos os caminhos de Santiago, estivemos no Jamboree Mundial no Japão em 2015 e no verão de 2016, os nossos caminheiros participaram no Roverway em França.
O nosso 40º aniversário foi festejado na vivência plena do ideal escutista, com diversas atividades, encontros e partilhas com todos os homens e mulheres que passaram pelo 514; e, em Agosto de 2017, pusemos todo o Agrupamento a caminho de Kandersteg, fomos 111 elementos, de todas as secções, a conquistar mais um pico da nossa caminhada escutista.
Atualmente somos 151 escuteiros que vivem este ideal de deixar o mundo um pouco melhor que o encontrámos.
Contactos
Apartado 60
2584-908 Carregado
email: geral.514@escutismo.pt