Era uma vez, há cerca de 40 anos, uma ideia… um agrupamento de escuteiros!
Esta ideia surgiu pelo Padre Pedro, Capelão de Ota, que propôs ao pároco de Alenquer e Carregado a criação do movimento escutismo nestas três localidades. A professora Maria de Lourdes Balau convidou um antigo escuteiro seu conhecido, José Manuel Leitão, que viria a ser o primeiro Chefe de Agrupamento, e que juntamente com Maria Carlota Cruz, a sua filha Eugénia e o Padre José Eduardo Martins formaram a primeira equipa de chefes do agrupamento 513 de Alenquer.
Rapidamente formou-se um grupo de 21 jovens entre rapazes e raparigas, que no dia 5 de Junho de 1977 fizeram a sua Promessa e foram os primeiros a fazer a festa do escutismo em Alenquer, uma festa que se revigorou a cada ano até aos dias de hoje. Como em qualquer agrupamento, as memórias mais preciosas são as que se trazem do campo, por isso aqui compilámos algumas das mais importantes actividades da história do 513!
O primeiro acampamento de Agrupamento, realizou-se no mesmo ano da fundação, na Nossa Senhora de Lourdes, em Ota. O primeiro contacto com outros agrupamentos aconteceu logo no ano seguinte no Acampamento Nacional de Ílhavo. Em 1981, na localidade do Camarnal realiza-se o primeiro acampamento Regional em que o 513 participa e logo quase como anfitrião.
Em 1986, Fernando Avellar é eleito pela 1ª vez Chefe de Agrupamento, cargo que viria a ocupar durante 26 anos. No décimo aniversário do agrupamento, a festa fez-se com mais uma participação num acampamento Nacional, em Bagunte, Vila do Conde. Em 1988 surgiu mais uma experiência nova na vida do 513, que pela primeira vez, internacionalizou-se ao participar no Rover Ibérico.
No ano de 1991 viria a realizar-se a primeira de uma série de actividades que viriam a marcar a história do agrupamento, as descidas dos maiores rios de Portugal. Neste ano o mote foi dado com a descida do rio Tejo. Em 92 foi a vez do Mondego e no ano seguinte deu-se a descida do rio Douro e em 1994 o Minho e Lima.
Em 1995 mais um marco na vida do agrupamento, a primeira participação na maior actividade do mundo: o Jamboree na Holanda. O gostinho ficou e no ano seguinte deu-se a participação no Jamboree Pan-americano na Guatemala, além de ter estado presente no Acareg na Azambuja.
No ano de 1997, o agrupamento festejou os 20 anos na barragem da Aguieira em Santa Comba Dão.
Em 1998 e 1999 mais uma inovação no agrupamento, ao realizar-se a actividade de intercâmbio “Amigos” entre os exploradores de Alenquer e de Valenza, em Itália.
Em 2001 o Agrupamento participou no 1º Acampamento do Núcleo Solarius, na Costa da Caparica. No fim do ano foi a vez de os lobitos abrirem novos horizontes e irem até à Disney em Paris.
O 25º aniversário do Agrupamento ficou marcado pela realização do Dia de BP e do dia de São Jorge na nossa vila.
No ano 2003 os pioneiros foram até ao centro escutista de Griebal, nos Pirinéus. Um ano depois, foi a vez de os exploradores e caminheiros irem até ao maior Centro Escutista mundial em Kandersteg, Suíça. Na mesma altura, os pioneiros viajaram até à Escócia.
Em 2007 o Clã 26 esteve pela primeira vez na Base Nacional da IVª, a Drave.
O ano de 2011 ficou marcado pela realização do grande sonho do 513. No 35º aniversário, o agrupamento passa a ter uma sede própria. No ano seguinte, Pedro Fialho é eleito o quarto Chefe de Agrupamento da história do 513.
No ano de 2014, Alenquer volta a receber mais um Dia de BP e o agrupamento volta a participar, 20 anos depois, no ACAREG em Ferreira do Zêzere.
Em 2015, o 513 volta a acampar em Ferreira do Zêzere numa actividade concluída com o regresso às descidas de rio, desta vez o Zêzere e Tejo.
Já em 2016, os lobitos viajaram até à Madeira e os pioneiros e caminheiros voltaram a Kandersteg.
Em 2017 as celebrações dos 40 anos de escutismo em Alenquer terminaram com o acampamento de agrupamento na ilha Terceira, nos Açores.
Muitas outras actividades virão para enriquecer cada vez mais a nossa história.
Agora chega a altura de aceitar novos desafios, sempre com a mesma missão!
Contactos
Rua Professor Dr. D. Pedro da Cunha, Lote 25 r/c Dtº
2580-538 Alenquer
email: geral.513@escutismo.pt