História

O Núcleo Solarius nasce de uma proposta enviada à Junta Regional de Lisboa em Dezembro de 1998 e submetida ao Conselho Regional. O documento foi subscrito pelos agrupamentos da Área de Vila Franca de Xira, com o objectivo de juntamente com os Agrupamentos da Área Norte formarem um novo Núcleo na região.

A 28 de Novembro nasce o Nosso Núcleo e prosseguem as reuniões entre os Chefes dos Agrupamentos e ficou definido que o coordenador para a criação do Núcleo seria o Dirigente Luís Feliciano, Chefe de Agrupamento do 342 – Vialonga.

São 9 os agrupamentos que fundam o Núcleo Solarius:
– 272 – Sobral Monte Agraço
– 317 – Alverca
– 342 – Vialonga
– 513 – Alenquer
– 514 – Carregado
– 524 – Aveiras de Cima
– 773 – Póvoa de Santa Iria
– 823 – Vila Franca de Xira
– 1008 – Forte da Casa.

O primeiro desafio foi escolher o nome, o que aconteceu em novembro de 1999 após serem submetidas 5 propostas:
– LINHAS DO TEJO
– SOLARIUS
– LISNORTE
– MONTEJO
– RIBATAGUS.

A escolha foi dos escuteiros dos agrupamentos que elegeram o nome Solarius proposto pelo Agrupamento 342 – Vialonga com a seguinte fundamentação: “algo que une toda esta região como é o caso das inúmeras Quintas e Morgadios existentes desde as serranias que tocam a região saloia às varandas e planícies do Tejo. Nelas são elemento constante os Relógios-de-Sol e, com o seu termo latino, SOLARIUS, pretendemos que o Núcleo perdure no tempo renovando-se diariamente com a força e pujança do Sol.”

Começam os desafios, são feitos os primeiros planos de acção e o Núcleo começa a organizar-se e a ganhar vida. (link primeiro organograma núcleo). A 23 de Janeiro de 2000 é escolhida a imagem do Núcleo (link) proposta de um escuteiro do Agrupamento 514 – Carregado e a 26 Fevereiro do mesmo ano é escolhido o Hino de Núcleo (link) proposta do Agrupamento 272 Sobral do Monte Agraço, através de um “Festival da Canção”.

O 1.º Dia de Núcleo realiza-se a 26 de fevereiro de 2000 em Alverca

A 2 de Abril de 2000 é fundado oficialmente o Agrupamento 1164 de Alhandra que começou a dar os primeiros passos juntamente com o Núcleo. O Núcleo Solarius passa a ter 10 Agrupamentos.

Os fóruns de Núcleo fundamentais para dar os primeiros passos são substituídos pelo órgão regulamentar e “aos dezanove dias do mês um de dois mil e um, pelas vinte uma e cinquenta, teve lugar na sede do Núcleo Solarius, em Alverca, o primeiro Conselho de Núcleo.” Como presidente da mesa foi eleito o Dirigente Manuel Gouveia do Agrupamento 1008 – Forte da Casa.

Em Fevereiro desse ano realizou-se o 2º dia de Núcleo no Carregado como mote “O lobo que não dorme” e entre 6-8 de abril de 2001 realizou-se o 1º ACANUC no PNEC na Costa da Caparica.

Após dois anos de coordenação, é finalmente eleita a 1.ª Junta de Núcleo do Solarius para o triénio 2002/2005 composta por Fernando Avellar – Chefe Núcleo, José Medeiros – Chefe Núcleo Adjunto e pelos secretários de Núcleo – António José Lourenço, José António Araújo, Luís Manuel Faria Feliciano e António Manuel Marques Ezequiel Lopes.

O Núcleo vai-se desenvolvendo e os agrupamentos vão aproveitando e partilhando as boas práticas, como expoente máximo desta partilha nasce o Clã Impisa (Caminheiros do Núcleo Solarius) que promove de forma decisiva o crescimento do caminheirismo nos agrupamentos do Solarius.

A 29 de Março de 2005 nasce o 11º Agrupamento na área geográfica do Núcleo Solarius, o 1280 Arranhó.

É também neste ano que é re-eleita a equipa da Junta de Núcleo com os seguintes dirigentes Fernando Avellar – CN, José Medeiros – CNA e pelos secretários de Núcleo – António José Lourenço, José António Araújo, Luís Manuel Faria Feliciano e Mafalda Isabel Ventura Ferreira.

A 29 de Maio de 2009 toma posse uma nova equipa na Junta de Núcleo Solarius com José Carlos Gonçalves – CN, António José “Tozé” Gageiro – CNA, , António “China” Silva e Hélder Mendes – SN Pedagógicos, “Titó” Henriques – SN Recursos Adultos, José Carlos Rodrigues – SN Património, Susana Gageiro – SN Financeiro, Ana Paula Henriques – SN Administrativa.

Em 2009 o Núcleo Solarius celebra o 10.º aniversário com o ponto alto no dia de BP – Dia de Núcleo realizado no Forte da Casa.

O 12º Agrupamento do Solarius ganha vida em Sant´Ana da Carnota com o 1143 filiado a 26 de Fevereiro de 2010.

A 25 de Fevereiro 2012 foi eleito um novo executivo da Junta de Núcleo que mantém José Carlos Gonçalves – CN, António “Titó” Henriques – CNA e SNRA, José Carlos Rodrigues – SN Património, António “China” Silva – SNP, Susana Gageiro – SNF, Ana Paula Henriques – SNAdm.

O 1382 Azambuja é o 13º Agrupamento do Núcleo, com o aniversário assinalado a 30 de janeiro de 2015.

A 22 de Maio de 2015 toma posse a nova equipa da Junta de Núcleo. O executivo é composto por Bruno Ferreira – CN, Joana Carvalho – CNA, Alexandra Oliveira – SNRA, Ricardo “Bolinha” Pascoalinho – SN Desenvolvimento, Pedro Vilela Lopes – SN Comunicação, Sara Leonardo – SNG, Ana Rodrigues – SNP, Ana Rita Silva – SNF.

Finalmente a 31 de Maio de 2016 é reaberto o Agrupamento 78 Arruda, o 14º do Núcleo Solarius.

O IV ACANUC do Núcleo Solarius realizou-se na Fonte da Telha entre os dias 29 de abril e 1 de maio de 2016 e teve a participação de 1100 escuteiros.

A 18 de Maio de 2018 o novo executivo da Junta de Núcleo toma posse. A equipa é constituída por Bruno Ferreira – CN, Joana Carvalho – CNA, Alexandra Oliveira e Irina Póvoa – SNRA, Sara Leonardo e Ana Rodrigues – SNP, Ana Ouro – SNG e Ricardo “Bolinha” Pascoalinho – SNF.

É de muita dedicação e empenho que se vai escrevendo a história do Núcleo Solarius que teve ainda como presidente da Mesa do Conselho os Dirigentes: Manuel Gouveia, José Carlos Morais, José Medeiros e
José Carlos Gonçalves. O Dirigente José Feliciano é desde a 1.ª hora o responsável pela Comissão eleitoral do Núcleo.

São duas décadas de crescimento, de partilha, de muito trabalho em pról do desenvolvimento do escutismo nos 14 agrupamentos do Núcleo Solarius.

Share this Page