0524 Aveiras de Cima

Em 1978, impulsionado pelo Pároco António Cardoso e por um grupo de jovens adultos ambiciosos por novas aventuras, nasce o Agrupamento 524 de Aveiras de Cima. Nessa altura o agrupamento era constituído pela Alcateia 63 com o patrono Santo António, o grupo Explorador Júnior 31 com o patrono São Jorge e o Grupo Explorador Sénior 118 com o patrono Beato Nuno de Santa Maria. O chefe de Agrupamento era então o José Guilherme Vidais que durante aproximadamente cinco anos, juntamente com os outros dirigentes, levou o 524 a grandes aventuras. Em 1983, por diversos motivos o 524 encerrou oficialmente as suas portas.

Durante alguns anos, a chama escutista manteve-se presente, embora semi-apagada, num grupo de jovens que pertenciam ao ANAC (Aventura e Natureza Aveiras de Cima) liderado pelo ex-chefe José Guilherme, que desenvolvia essencialmente atividades de aventura em contato com a natureza. Foi uma maneira de a chama do escutismo não se apagar. Daí à reabertura do agrupamento foi apenas questão de avivar a chama.

Então, em 1996, uma vez mais com a força do Pároco António Cardoso, dá-se início ao processo de reabertura do 524 com o processo de formação a ser acompanhado pelo agrupamento 513 de Alenquer.

De 1996 a 1999 o agrupamento  em formação, realiza diversas atividades. Em 1998 são realizadas as primeiras promessas durante o processo de formação onde fica como chefe de Agrupamento o dirigente Carlos Costa. Estas promessas foram o primeiro momento alto do nosso agrupamento. Neste ano realizámos as promessas dos nossos elementos aida agregados ao Agrupamento 513 de Alenquer.

A 21 de Novembro de 1999, em plena cerimónia de promessas é declarada a reabertura oficial do agrupamento 524 e simultaneamente a formação do clã 89 que escolhe como padroeira a Rainha Santa Isabel. Nesse mesmo ano por motivos de saúde o dirigente Carlos Costa resigna do cargo de Chefe de Agrupamento e é eleito para o cargo o dirigente Hugo Duarte.

A 20 de Janeiro de 2000, o chefe Carlos Costa parte para o eterno acampamento, deixando em todos uma enorme tristeza e saudade, num agrupamento que ele tanto ajudou a reconstruir.

Desde aí o agrupamento participou em inúmeras atividades desde internacionais às de agrupamento. Destaque para a participação na organização do RoverWay 2003 e para o dia de B.P. e do Núcleo Solarius em Fevereiro de 2017.

Em 2009 é eleito para Chefe de Agrupamento o dirigente Carlos Henriques e de 2016 até hoje é Chefe de Agrupamento o dirigente Filipe Mota.

O agrupamento 524 de Aveiras de Cima, pertence ao Núcleo Solarius e à região de Lisboa. Conta atualmente com cerca de 150 associados.

 

Contactos

Rua São Martinho, 1A
2050-163 Aveiras de Cima

email: geral.524@escutismo.pt

Share this Page