O Núcleo Solarius nasce de uma proposta enviada à Junta Regional de Lisboa em Dezembro de 1998 e submetida ao Conselho Regional. O documento foi subscrito pelos agrupamentos da Área de Vila Franca de Xira, com o objectivo de juntamente com os Agrupamentos da Área Norte formarem um novo Núcleo na região.
A 28 de Novembro nasce o Nosso Núcleo e prosseguem as reuniões entre os Chefes dos Agrupamentos e ficou definido que o coordenador para a criação do Núcleo seria o Dirigente Luís Feliciano, Chefe de Agrupamento do 342 – Vialonga.
São 9 os agrupamentos que fundam o Núcleo Solarius:
– 272 – Sobral Monte Agraço
– 317 – Alverca
– 342 – Vialonga
– 513 – Alenquer
– 514 – Carregado
– 524 – Aveiras de Cima
– 773 – Póvoa de Santa Iria
– 823 – Vila Franca de Xira
– 1008 – Forte da Casa.
O primeiro desafio foi escolher o nome, o que aconteceu em novembro de 1999 após serem submetidas 5 propostas:
– LINHAS DO TEJO
– SOLARIUS
– LISNORTE
– MONTEJO
– RIBATAGUS.
A escolha foi dos escuteiros dos agrupamentos que elegeram o nome Solarius proposto pelo Agrupamento 342 – Vialonga com a seguinte fundamentação: “algo que une toda esta região como é o caso das inúmeras Quintas e Morgadios existentes desde as serranias que tocam a região saloia às varandas e planícies do Tejo. Nelas são elemento constante os Relógios-de-Sol e, com o seu termo latino, SOLARIUS, pretendemos que o Núcleo perdure no tempo renovando-se diariamente com a força e pujança do Sol.”
Começam os desafios, são feitos os primeiros planos de acção e o Núcleo começa a organizar-se e a ganhar vida. (link primeiro organograma núcleo). A 23 de Janeiro de 2000 é escolhida a imagem do Núcleo (link) proposta de um escuteiro do Agrupamento 514 – Carregado e a 26 Fevereiro do mesmo ano é escolhido o Hino de Núcleo (link) proposta do Agrupamento 272 Sobral do Monte Agraço, através de um “Festival da Canção”.
O 1.º Dia de Núcleo realiza-se a 26 de fevereiro de 2000 em Alverca
A 2 de Abril de 2000 é fundado oficialmente o Agrupamento 1164 de Alhandra que começou a dar os primeiros passos juntamente com o Núcleo. O Núcleo Solarius passa a ter 10 Agrupamentos.
Os fóruns de Núcleo fundamentais para dar os primeiros passos são substituídos pelo órgão regulamentar e “aos dezanove dias do mês um de dois mil e um, pelas vinte uma e cinquenta, teve lugar na sede do Núcleo Solarius, em Alverca, o primeiro Conselho de Núcleo.” Como presidente da mesa foi eleito o Dirigente Manuel Gouveia do Agrupamento 1008 – Forte da Casa.
Em Fevereiro desse ano realizou-se o 2º dia de Núcleo no Carregado como mote “O lobo que não dorme” e entre 6-8 de abril de 2001 realizou-se o 1º ACANUC no PNEC na Costa da Caparica.
Após dois anos de coordenação, é finalmente eleita a 1.ª Junta de Núcleo do Solarius para o triénio 2002/2005 composta por Fernando Avellar – Chefe Núcleo, José Medeiros – Chefe Núcleo Adjunto e pelos secretários de Núcleo – António José Lourenço, José António Araújo, Luís Manuel Faria Feliciano e António Manuel Marques Ezequiel Lopes.
O Núcleo vai-se desenvolvendo e os agrupamentos vão aproveitando e partilhando as boas práticas, como expoente máximo desta partilha nasce o Clã Impisa (Caminheiros do Núcleo Solarius) que promove de forma decisiva o crescimento do caminheirismo nos agrupamentos do Solarius.
A 29 de Março de 2005 nasce o 11º Agrupamento na área geográfica do Núcleo Solarius, o 1280 Arranhó.
É também neste ano que é re-eleita a equipa da Junta de Núcleo com os seguintes dirigentes Fernando Avellar – CN, José Medeiros – CNA e pelos secretários de Núcleo – António José Lourenço, José António Araújo, Luís Manuel Faria Feliciano e Mafalda Isabel Ventura Ferreira.
A 29 de Maio de 2009 toma posse uma nova equipa na Junta de Núcleo Solarius com José Carlos Gonçalves – CN, António José “Tozé” Gageiro – CNA, , António “China” Silva e Hélder Mendes – SN Pedagógicos, “Titó” Henriques – SN Recursos Adultos, José Carlos Rodrigues – SN Património, Susana Gageiro – SN Financeiro, Ana Paula Henriques – SN Administrativa.
Em 2009 o Núcleo Solarius celebra o 10.º aniversário com o ponto alto no dia de BP – Dia de Núcleo realizado no Forte da Casa.
O 12º Agrupamento do Solarius ganha vida em Sant´Ana da Carnota com o 1143 filiado a 26 de Fevereiro de 2010.
A 25 de Fevereiro 2012 foi eleito um novo executivo da Junta de Núcleo que mantém José Carlos Gonçalves – CN, António “Titó” Henriques – CNA e SNRA, José Carlos Rodrigues – SN Património, António “China” Silva – SNP, Susana Gageiro – SNF, Ana Paula Henriques – SNAdm.
O 1382 Azambuja é o 13º Agrupamento do Núcleo, com o aniversário assinalado a 30 de janeiro de 2015.
A 22 de Maio de 2015 toma posse a nova equipa da Junta de Núcleo. O executivo é composto por Bruno Ferreira – CN, Joana Carvalho – CNA, Alexandra Oliveira – SNRA, Ricardo “Bolinha” Pascoalinho – SN Desenvolvimento, Pedro Vilela Lopes – SN Comunicação, Sara Leonardo – SNG, Ana Rodrigues – SNP, Ana Rita Silva – SNF.
Finalmente a 31 de Maio de 2016 é reaberto o Agrupamento 78 Arruda, o 14º do Núcleo Solarius.
O IV ACANUC do Núcleo Solarius realizou-se na Fonte da Telha entre os dias 29 de abril e 1 de maio de 2016 e teve a participação de 1100 escuteiros.
A 18 de Maio de 2018 o novo executivo da Junta de Núcleo toma posse. A equipa é constituída por Bruno Ferreira – CN, Joana Carvalho – CNA, Alexandra Oliveira e Irina Póvoa – SNRA, Sara Leonardo e Ana Rodrigues – SNP, Ana Ouro – SNG e Ricardo “Bolinha” Pascoalinho – SNF.
É de muita dedicação e empenho que se vai escrevendo a história do Núcleo Solarius que teve ainda como presidente da Mesa do Conselho os Dirigentes: Manuel Gouveia, José Carlos Morais, José Medeiros e
José Carlos Gonçalves. O Dirigente José Feliciano é desde a 1.ª hora o responsável pela Comissão eleitoral do Núcleo.
São duas décadas de crescimento, de partilha, de muito trabalho em pról do desenvolvimento do escutismo nos 14 agrupamentos do Núcleo Solarius.